História

Historia resumida da Casa do Povo de Palmela.

A Casa do Povo de Palmela, é uma Associação e foi constituída no ano de 1972.

As casas do povo foram criadas pelo Decreto-Lei n.º 23 051 de 23 de setembro de 1933. Cada casa do povo era um organismo de cooperação social, dotado de personalidade jurídica, destinando-se a colaborar no desenvolvimento económico-social e cultural das comunidades locais, bem como a assegurar a representação profissional e a defesa dos legítimos interesses dos trabalhadores agrícolas. As casas do povo assumiram, também, a função de realizar a previdência social de todos os residentes na sua área de actuação.

Assim, e durante muitos anos, a Casa do Povo de Palmela, exerceu a função para a qual foi criada, apoiando todos os agricultores do Concelho de Palmela, tendo-lhe sido passado Alvará, pelo então Subsecretário do Estado e Previdência, de aprovação dos Estatutos, em 25 de Julho de 1972.

Muito posteriormente, concretamente em 13 de Julho de 2000, por despacho da Sudirectora Geral da Acção Social, a Casa do Povo de Palmela foi reconhecida em como prossegue os objectivos previstos no artigo 1º de estatuto das IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade, sendo-lhe atribuída a equiparação a estas entidades (IPSS).